quarta-feira, 21 de maio de 2008

Buba Juniores - Machines 2-1 : CAMPEÕES

É com grande prazer que escrevo esta crónica da final da Liga ISEC.
Foi há 4 anos que participámos pela primeira vez na Liga, com uma equipa composta por mim, Cândido, Coelho, Minas, Humberto, Valente, Besteiro, Handjyk e Odjoule. Ficámos pelos grupos, com uma vitória e um empate.
No ano seguinte perdemos Humberto e Besteiro, mas "contratámos" o DC e Tartaruga. Fizémos uma participação miserável, penso que não teremos ganho qualquer jogo.
Há 2 anos mudámos radicalmente a equipa, que passou a ser composta por mim, Cândido, Coelho, Minas, Leonel, Batata, Renato e Odjoule. Foi uma equipa que foi crescendo ao longo do torneio, e chegámos a final algo inesperadamente. Acabámos por a perder por 5-2.
No ano passado apostámos forte. Saíram Renato e Odjoule, entraram Sequeira e Esteves. A equipa melhorou e jogou bom futebol. Perdemos contra os campeões, num jogo algo inglório da nossa parte.

Por fim, este ano. Com as saídas de Minas e Sequeira (para Lisboa) e Batata (por opção), reforçámos a equipa com 3 outras opções: Pires, Filipe e Jorge. "Apenas" 3 jogadores são ainda totalistas (Cândido, Coelho e eu). Mas mais que os nomes, há um total conhecimento entre os jogadores, já bastante habituados a jogar juntos. Este ano fomos uma VERDADEIRA EQUIPA!!!

O JOGO

Na final encontraram-se as 2 melhores equipas da Liga, as únicas que venceram todos os encontros até ao jogo decisivo.
Do lado dos Machines, cedo percebemos que era uma equipa com jogadores bastante habilidosos com a bola, um deles já nosso conhecido por nos ter vencido na final de há 2 anos.
Nos Buba Juniores, pela primeira vez neste ano pudemos contar com todos os 8 jogadores.

A nossa estratégia para este jogo foi jogar no erro do adversário. Para tal era necessário defender muito bem, sempre fechados e juntos. E aproveitar as hipóteses que teríamos. A táctica resultou na perfeição, como verão já a seguir.

O jogo começou com nós a darmos a iniciativa do jogo ao adversário. A defendermos atrás do meio-campo, apenas o Leo fazia alguma oposição na zona do meio-campo.
A 1ª parte foi muito táctica, com muito poucas oportunidades de golo. Nas poucas que tivémos, marcámos. Primeiro com Pires a aproveitar um remate defeituoso de Filipe. O segundo com Filipe a aparecer no 2º poste para finalizar mais uma incursão de Leo pela direita.
Chegámos ao intervalo a vencer por 2-0, um resultado que premeava a nossa organização defensiva.

Entrámos para a 2ª parte com noção que as coisas se iam complicar e que iríamos ser mais pressionados. Sendo fiéis à nossa estratégia, continuámos a dar primazia ao jogo defensivo. Nesta altura perdemos um pouco o atrevimento ofensivo, devido a uma menor capacidade de retenção de bola no ataque. Mesmo assim, a primeira grande oportunidade da 2ª parte foi nossa, com Coelho a enviar uma bola ao poste.
O jogo vai continuando sem oportunidades, embora com domínio claro dos Machines, quando num contra-ataque (2x2) eles reduzem a desvantagem (faltava ainda metade da 2ª parte).
Com o regresso de Leo e Pires à equipa (depois de merecido descanso), começámos novamente a jogar mais no meio-campo adversário. O jogo tornou-se um pouco mais aberto, embora as oportunidades fossem poucas, mais por falhas no último passe.
Mesmo assim, até ao final, as 2 melhores oportunidades acabaram por ser nossas, as 2 por Pires.

Buba Juniores:
Cândido, Ricardo Goucha, Filipe Goucha, Pires e Leo. Banco: Jojó, Esteves e Coelho.

Golos: 1-0 (Pires), 2-0 (Filipe Goucha)

Notas
- Grande exibição defensiva da equipa. Tivémos inexcedíveis.
- Individualmente, gostaria de destacar o Pires. Fez um jogo fantástico, além de ter corrido mais que qualquer um.
- Parabéns ao Leo por ter sido o melhor marcador do torneio, com 12 golos.
- Uma palavra para o Jorge. Apesar de não teres jogado os últimos 3 jogos, foste sempre importante, quer nas indicações que davas, quer no apoio.
- Minas... apesar de não teres jogado, esta vitória também é tua. :)

Quando recebermos a taça (se a recebermos), nós mostraremos. :D

CAMPEÕES... CAMPEÕES.... NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Mini-Férias...

Boas a todos...

Como no final desta semana existe um feriado e aqui no sítio fazem, novamente, ponte vou ficar com 4 dias livres...

Depois de muito pensar tive uma ideia minimamente interessante (a primeira este ano)... Ir passar uns dias a um Spa (tem um nome bastante interessante para inúmeros trocadilhos), com a minha namorada... Deixo aqui o link para o site http://www.monchiquetermas.com/

Depois no final classifico e mostro como é o sítio....

Já agora aqui por baixo está tudo bem... Apesar do Metal ter vindo a Lisboa...

Beijos e Abraços...