quarta-feira, 21 de maio de 2008

Buba Juniores - Machines 2-1 : CAMPEÕES

É com grande prazer que escrevo esta crónica da final da Liga ISEC.
Foi há 4 anos que participámos pela primeira vez na Liga, com uma equipa composta por mim, Cândido, Coelho, Minas, Humberto, Valente, Besteiro, Handjyk e Odjoule. Ficámos pelos grupos, com uma vitória e um empate.
No ano seguinte perdemos Humberto e Besteiro, mas "contratámos" o DC e Tartaruga. Fizémos uma participação miserável, penso que não teremos ganho qualquer jogo.
Há 2 anos mudámos radicalmente a equipa, que passou a ser composta por mim, Cândido, Coelho, Minas, Leonel, Batata, Renato e Odjoule. Foi uma equipa que foi crescendo ao longo do torneio, e chegámos a final algo inesperadamente. Acabámos por a perder por 5-2.
No ano passado apostámos forte. Saíram Renato e Odjoule, entraram Sequeira e Esteves. A equipa melhorou e jogou bom futebol. Perdemos contra os campeões, num jogo algo inglório da nossa parte.

Por fim, este ano. Com as saídas de Minas e Sequeira (para Lisboa) e Batata (por opção), reforçámos a equipa com 3 outras opções: Pires, Filipe e Jorge. "Apenas" 3 jogadores são ainda totalistas (Cândido, Coelho e eu). Mas mais que os nomes, há um total conhecimento entre os jogadores, já bastante habituados a jogar juntos. Este ano fomos uma VERDADEIRA EQUIPA!!!

O JOGO

Na final encontraram-se as 2 melhores equipas da Liga, as únicas que venceram todos os encontros até ao jogo decisivo.
Do lado dos Machines, cedo percebemos que era uma equipa com jogadores bastante habilidosos com a bola, um deles já nosso conhecido por nos ter vencido na final de há 2 anos.
Nos Buba Juniores, pela primeira vez neste ano pudemos contar com todos os 8 jogadores.

A nossa estratégia para este jogo foi jogar no erro do adversário. Para tal era necessário defender muito bem, sempre fechados e juntos. E aproveitar as hipóteses que teríamos. A táctica resultou na perfeição, como verão já a seguir.

O jogo começou com nós a darmos a iniciativa do jogo ao adversário. A defendermos atrás do meio-campo, apenas o Leo fazia alguma oposição na zona do meio-campo.
A 1ª parte foi muito táctica, com muito poucas oportunidades de golo. Nas poucas que tivémos, marcámos. Primeiro com Pires a aproveitar um remate defeituoso de Filipe. O segundo com Filipe a aparecer no 2º poste para finalizar mais uma incursão de Leo pela direita.
Chegámos ao intervalo a vencer por 2-0, um resultado que premeava a nossa organização defensiva.

Entrámos para a 2ª parte com noção que as coisas se iam complicar e que iríamos ser mais pressionados. Sendo fiéis à nossa estratégia, continuámos a dar primazia ao jogo defensivo. Nesta altura perdemos um pouco o atrevimento ofensivo, devido a uma menor capacidade de retenção de bola no ataque. Mesmo assim, a primeira grande oportunidade da 2ª parte foi nossa, com Coelho a enviar uma bola ao poste.
O jogo vai continuando sem oportunidades, embora com domínio claro dos Machines, quando num contra-ataque (2x2) eles reduzem a desvantagem (faltava ainda metade da 2ª parte).
Com o regresso de Leo e Pires à equipa (depois de merecido descanso), começámos novamente a jogar mais no meio-campo adversário. O jogo tornou-se um pouco mais aberto, embora as oportunidades fossem poucas, mais por falhas no último passe.
Mesmo assim, até ao final, as 2 melhores oportunidades acabaram por ser nossas, as 2 por Pires.

Buba Juniores:
Cândido, Ricardo Goucha, Filipe Goucha, Pires e Leo. Banco: Jojó, Esteves e Coelho.

Golos: 1-0 (Pires), 2-0 (Filipe Goucha)

Notas
- Grande exibição defensiva da equipa. Tivémos inexcedíveis.
- Individualmente, gostaria de destacar o Pires. Fez um jogo fantástico, além de ter corrido mais que qualquer um.
- Parabéns ao Leo por ter sido o melhor marcador do torneio, com 12 golos.
- Uma palavra para o Jorge. Apesar de não teres jogado os últimos 3 jogos, foste sempre importante, quer nas indicações que davas, quer no apoio.
- Minas... apesar de não teres jogado, esta vitória também é tua. :)

Quando recebermos a taça (se a recebermos), nós mostraremos. :D

CAMPEÕES... CAMPEÕES.... NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!

9 comentários:

lgameiro disse...

PARÁBENS AMIGOS :D

Esta vitória é de todos nós, vou seguir a linha de raciocinio do Goucha..

Entrei pra equipa à 3anos, praticamente ñ vos conhecia de lado nenhum, apenas o Renato por ir jogar kom a malta do meu mano velho a Lordemão.. Dai pra cá, o gosto de jogar com voces tem sido crescente, tanto nos torneios komo nas nossas jogatanas de amigos.. Todos sabem k o Goucha é certamente a pessoa kom kem gosto mais de jogar, pois é um jogador completo, sabe defender mt bem, sabe partir pro atake, sabe tratar a bolinha, e combinamos mt bem em jogadas e lances rapidos.. Ao longo destes 3anos, komo o Goucha disse houve mtas mexidas, mas axo k fomos smp regulares, 2finais e 1meia-final, axo k é algo de louvar, e a conquista do caneco vem premiar isso mesmo.. Foi um excelente torneio, sem duvida o melhor em k joguei, pela excelencia das ekipas e dos jogadores, mas fomos sem duvida a melhor EQUIPA.. Ainda ontem a ver a 2ªparte salientei isso mesmo, os outros faziam de lances individuais o seu estilo de jogo, nós smp foi pelo colectivo..

Todos sabem k ñ sou de defender mt, até pk os anos pesam e a barriguinha tb, e ñ dá pra andar cima-baixo, cima-baixo.. E o meu forte é o atake e os desikilibrios (komo se viu ontem no 2ºgolo)..

Em suma, adorei jogar estes 3anos kom voces no torneio e gostava de poder defender o titalo pro ano :D


QUANTO AO JOGO

Mais uma vez fomos uma ekipa solida, com 3jogadores a defenderem histoicamente (Gouchas e Pires) e eu no atake, a dar largura ao jogo e smp pronto a receber de costas pra baliza e a fazer jogar.. No lance do 2ºgolo tive um rasgo de genialidade, e decide receber e rodar sobre o defesa, saiu-me bem e dps servi o Filipe pra marcar o 2-0, algo k nos deu segurança.. E depois todos vós foram uns herois a defender.. Eu lá tive a descansar e voltei dps do 2-1 pra voltar a dar largura ao nosso jogo, e tivemos ainda algumas ocasiões pra marcar..
Merecemos sem duvida vencer este torneio, pelo k fizemos nos 2anos anteriores, mas acima de tudo pela solidez defensiva k tivemos este ano, e pelo bom futsal k praticamos..

A NIVEL PESSOAL

Bem, no aspecto pessoal, ñ kerendo gabar-se, mas fazendo-o! :P
Já o ano passado tinha marcada bastantes golos (em termos de golos por jogo, tinha sido o melhor).. mas este ano fui mesmo o melhor marcador do torneio kom 12golos e ainda algumas assistencias e 2penaltys ganhos.. Ñ tive tão bem fisicamente, mas tentei smp criar linhas de passe pro atake, e pausar o jogo vindo ou dando nos colegas de trás, pra melhor organizarmos os atakes.. Fomos smp aproveitando erros do adversario pra marcar, e komo homem da frente e de area, lá fui marcando golos, 12 em 6jogos, axo k ñ seja nada mau..

De salientar ainda ontem uma pekena picardia com um adversario, ñ é cenas dakelas k costuma fazer, mas o gaijo ontem mereceu :P
Foi assim então rapaziada: Num lance da 2ªparte, vcs ñ viram, mas uma das vezes k tentei uma jogada individual, o Nº6 conseguiu ser mais rapido k eu e dps de cortar a bola pra fora, bateu kom a mão no peito e disse: SOU EU! SOU EU! SOU EU! (tipicas cenas do futsal pra 'goza' e 'picar' o adversario), bem, posto isto, alguns lances dps decidi fazer uma maldade ao rapaz, recebo a bola de costas, ele tava-me a marcar, dei um passo pra frente e fiz uma virgula perfeita entre as pernas do moço!!! Ele usou os braços e dps cortou a bola, e ficou sentado no chão, eu encostei assim a carinha ao meco e gritei bem na cara dele: OLÉEEEEEE OLÉEEEEEEEEE!!! hehehe (o gaijo mereceu, dps de me espicassar e da finta genial k lhe fiz!)
Saliento ainda k o rapaz era bom moço e k à ida pro carro passei por ele e ele diz-me assim: "Ehpah, akele cueca ñ se faz pah!:P"

PARABENS AMIGOS

CAMPEÕES OLÉ CAMPEÕES OLÉ CAMPEÕES OLÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Minas disse...

Boas rapaziada...

Tal como o Goucha referiu já participamos neste torneio à muito...

Ao longo do tempo, apesar das alterações no plantel, fomos crescendo como equipa... Ainda me lembro do primeiro jogo e da discusão no balneário entre o Humberto e o Coelho :P

Estou sem dúvida contente pela vitória da nossa equipa no torneio do ISEC. Este ano, devido a ter vindo para Lisboa, não me foi possível ajudar fisicamente a equipa. Mas tavam sem dúvida no meu pensamento... Agradeço as palavras do Goucha, que desde o primeiro momento foi das figuras centrais da equipa...

Foi, é e vai continuar a ser um prazer jogar à bola com vocês... Não só pelo jogar, mas especialmente pela amizade que existe entre nós...

Abraço

phantom disse...

Biba pessoal,

Grande joga ontem, vi o jogo todo de fora e fizemos um grande jogo. Muito certinhos defensivamente e sempre a conseguir aproveitar os espaços que o adversário deu para atacarmos e fazermos as nossas jogadas de perigo e os golos. Conseguimos obriga-los a fazerem um futebol individual e a não jogarem como equipa. Na segunda parte praticamente so rematavam de longe e em jogadas individuais.

Fomos a verdadeira EKIPA deste torneio!!!

Alguma notas:
- O sacrifício do Esteves que não está a 100% e deu tudo o que pode pela equipa nesta final.

- As grandes exibições do Candido, nunca te tinha visto a jogar tão bem e a defender tanto. Só um reparo, tenta começar a jogar com luvas sem dedos para ver se consegues meter as bolas mais rasteiras nas transiçoes.

- Pires, não sabia que jogava tanto. Grande defesa sim senhora, sempre na luta nunca desiste de nenhum lançe.

- Goucha, o líder da equipa. Ontem antes do jogo a chamar o pessoal todo e a dar indicações de como deviamos jogar. Mais uma vez resultou em cheio e fomos campeoes.

- Filipe, a importância da sua experiência de futsal revelou-se muito importante na nossa equipa. Tens de tentar aproveitar mais esse grande remate que tens :D

- Parabens ao Leo por ter conseguido o seu objectivo individual, apesar de com muita sorte uma vez que o 2º melhor marcador com 11 ontem no jogo de atribuição do 3º lugar não quis marcar e preferiu andar a oferecer golos :P Merecido Leo, faz um esforço para manter sempre os níveis de concentração durante o jogo elevados e não te deixares levar pelas picardias ;)

- O coelho que foi importante para fazer descansar o Leo, deu o que tinha ;)

Nota Final, para agradecer as palavras do goucha, so digo que a garganta me doi mas valeu a pena :D

NINGUÉM PARA OS BUBA JUNIORES OLÉ OOOOOHHHHHHHHHHHHHH

Ricardo Goucha disse...

OLÉÉÉÉÉÉÉÉÉ

Fizemos um torneio muito bom. 100% vitoriosos, apenas tivémos a perder por uma ocasião.

A nível individual, todos estiveram a um nível muito elevado.
Sem dúvidas que as contratações para este ano vieram dar-nos uma grande consistência defensiva, e por isso baseámos o nosso jogo na boa defesa. Fomos quase uma equipa à imagem de Mourinho. :)

Agradeço as palavras elogiosas que tiveram para comigo, mas esta era uma conquista que já andava atrás à algum tempo, e este ano tivémos as condições ideais para a conquistar. E atenção... este torneio era o mais equilibrado que disputei.

Obrigado pessoal!!!

Ricardo Goucha disse...

Boas

Depois de ontem ter enviado um mail a saber se iam haver prémios, recebi a resposta hoje, que passo a copiar:

"Em 1º lugar dou os meus parabens a vossa equipa por ter ganho o torneio.
É claro que vão receber prémios , não pagam 5 euros cada um para participar e depois não recebem nada!!!!Pensei que tinha dito alguma coisa em relação aos prémios , estamos a pensar em distribuir os prémios numa chamada ao palco quando forem os santos populares, ainda não há uma data em concreto , mas não se preocupem que serão avisados...

Saudações Académicas"

Kandinsky disse...

Em 1º lugar, fico já contente por saber que afinal vai haver uma medalhita para ficar no quarto a apanhar pó :D

E agora posso expor a minha alegria na vitória suadíssima que conquistámos neste torneio. Controlámos quase sempre todos os jogos, embora os nossos inícios de 2ª parte tenham sido por vezes algo nervosos e desconcertantes.

Todos participaram nesta vitória. Todos foram importante para manter um bom ambiente no seio da equipa. E nos dois últimos jogos até tivemos direito a um treinador :D

A nossa equipa tacticamente esteve sempre fantástica. A defender a equipa tinha uma postura de 3x1, ficando o Léo como falso pivot, pois quando a equipa recuperava a posse de bola transformávamo-nos num 2x2, fruto do Léo descair para uma das alas. Neste último jogo fomos muito mais rígidos tacticamente, mantendo sempre o 3x1, e correndo poucos riscos, pois o adversário era muito complicado e tal respeito era necessário.

Penso que neste torneio a "norma" que "Uma equipa se constrói a partir de trás" aplicou-se que nem uma luva. A nossa equipa pela primeira vez contou com 4 elementos de cariz mais defensivo , mas que no entanto tinham a habilidade de subir (e bem) no ataque. Tínhamos já suplentes para os "defesas", algo que não acontecia nas outras edições, onde a equipa se ressentia mais quando um dos jogadores mais recuados tinha de sair.

A nível pessoal:
Não fiz um torneio de encher o olho, foi mais um torneio seguro. Tentei não complicar e até posso apontar uma falha grande num golo que sofri em que vou tentar aliviar a bola em jeito, mas pego mal na bola e sobra para o adversário e foi golo. Foi um bocado embaraçoso :D
De resto tentei sempre jogar pelo seguro, não tentar agarrar bolas difíceis e tentar sempre jogar simples. E gritar para dar indicações :D (não houve um jogo que não acabasse rouco)

A nível da equipa:

Goucha "O capitão"
Era o jogador que mais assumia o jogo. A equipa tentava sempre encontrá-lo como referência para iniciar as jogadas de ataque. Os seus raids em apoio ao Leonel foram sempre mortíferos, assim como o domínio que sempre mostrou na área de acção defensiva, onde cortava tudo o que lhe aparecia à frente. Sem contar com o seu pé-canhão que muitas vezes resolveu.

Pires "O calmas":
Sempre frio, apenas se soltava mais a celebrar os golos. Sempre com muita calma e cabeça levantada, embora por vezes complicasse demais, foi um pêndulo importante na equipa. Se alguém falhava, o Pires era o primeiro jogador a tapar a falha e com distinção. Manteve sempre a compostura mesmo quando o adversário jogava duro com ele.

Léo (O nosso Leonel Messi):
Demonstrou mais uma vez a sua capacidade técnica, e conseguiu demonstrar que também consegue dar uma perninha à defesa quando quer :P para além de que quando ele estava em campo a equipa ganhava metros. Os 12 golos falam por si, além de uma grande exibição na final. Era uma missão de sacrifício onde ele ia jogar a maior parte do tempo muito desapoiado e no entanto conseguiu dar imenso trabalho aos jogadores adversários. Fica na retina a vírgula com que ele presenteou o adversário.

Esteves:
Problemas físicos limitaram a sua participação, mas denotou-se sempre a sua qualidade, principalmente a facilidade que tem em usar os dois pés para controlar a bola. Nunca perdia o posicionamento, só que como já referi, devido a problemas físicos faziam denotar algumas dificuldades na mobilidade. Mas um pouco à imagem do Pires, um jogador que consegue sempre manter a calma e a compostura quando necessário.

Filipe:
Um jogador que fez todo um trabalho que é invisível para quem está fora do campo, mas importantíssimo dentro do campo. Jogador tacticamente crescido, com muita maturidade e soube sempre como reagir a cada situação. Incansável no apoio ao ataque e à defesa, destaca-se pela sua força e equilíbrio que empenha an disputa de bola. Muito determinado, batalhou sempre por todas as bolas e era por vezes ele a "acalmar" a equipa quando estávamos a jogar demasiado rápido.

Coelho:
Era um dos jogadores do banco que teoricamente seria o substituto directo de Leo. No entanto, denotou dificuldades em adaptar-se ao nosso estilo de jogo mais directo e longo, acabando mesmo por se tornar num jogador com missões mais defensivas do que ofensivas. Fica na retina o remate de primeira ao poste que seria um golaço se a bola entrasse.

Jójó:
Um dos responsáveis do bom ambiente vivido no seio da equipa. Sempre disponível, notou-se a evolução na sua determinação (finalmente começaste a por mais vezes o pé sem ter medo :P). Tudo numa equipa é fundamental e foi importante teres sempre estado lá sem nunca demonstrar nervosismo ou desânimo e dar opiniões sobre o que se estava a passar.

Minas:
Faltavas cá tu a dar também uma perninha. Contigo tinha sido quinze a zero :D

Tardei a postar, mas não faltei :P

Um abraço ainda com a alegria ao relembrar todo o nosso trajecto na Liga ISEC. Sem espinhas :D

lgameiro disse...

Excelente comentario keeper :P Obrigado pela parte k me toca.. E este, pra ti, axo k foi o melhor torneio k te vi fazer.. Fizeste excelentes defesas.. A reposição de bola em jogo, komo és nervoso, precipitas-te uma beka, tens k melhorar isso.. De resto és kiça o jogador mais importante da ekipa, pois sem keeper Candido, tá visto k uma ekipa em futsal fika mt a perder ;)..

Abraços CAMPEÕES :D

Ricardo Goucha disse...

Já que está tudo numa de fazer análises individuais, também vou fazer a minha:

Cândido: O único totalista da equipa. No futsal o guarda-redes é peça essencial numa equipa, e o Cândido foi. Se a equipa foi segura a defender, muito foi graças ao Cândido.
+:Bem a comandar a defesa.
-Precisa de melhorar a colocação de bola na frente.

Pires: Um dos elementos novos deste ano, foi uma das grandes surpresas pela importância que teve. Fez um torneio em crescendo, e acabou por ser decisivo na final. Foi o nosso Ricardo Carvalho.
+:Capacidade física excelente. Exibição na final.
-: Não pode arriscar tanto na defesa.

Filipe: Foi um jogador muito importante nos jogos decisivos. Ajudou a consolidar a defesa, e trouxe ainda mais pulmão à equipa. Depois a experiência que tem de futsal foi uma mais-valia, como se viu no ultimo jogo da fase de grupos, onde foi ele que comandou a posição da barreira num livre em cima da linha nossa grande área, com excelentes resultados.
+:Capacidade de marcação fortíssima. Raramente é ultrapassado individualmente.
-: Eficácia defensiva. Não pode falhar tantos golos.

Leo: Foi o nosso único avançado em forma. É umjogador que segura bem a bola, sabe avançar para cima dos defesas e remata bem.
É um jogador fundamental, e perante tamanha segurança defensiva, não precisa de se desgastar tanto a defender.
+:Capacidade de resolver os lances mais complicados.
-: Precisa de ter um pouco mais calma nos jogos.

Esteves: É um jogador muito inteligente. Sabe muito bem jogar com e sem bola. Devido a problemas musculares, não pode dar o melhor contributo nos últimos jogos.
+: Capacidade de posse de bola. Faz sempre o passe na certa.
-: O facto de tentar fazer o passe na certa, faz perder muitas vezes o melhor timing, e assim perder-se boas oportunidades.

Coelho: É um jogador que alterna o bom com o menos bom. Depois de um 2º jogo mau, partiu para os 2 ultimos completamente transfigurado, principalmente a nivel defensivo onde mostrou grande progressão.
+: Exibição no 3º jogo e melhoria a defender.
-: Eficácia ofensiva.

Jorge: Foi o jogador que jogou menos minutos. É um jogador que percebe de futsal, mas falta-lhe condições físicas e técnicas para desenvolver o melhor jogo. Notou-se evolução no 3º jogo, quando jogou mais duro, mas nos jogos a eliminar a responsabilidade era muita.
+:Melhoria de abordagem no 3º jogo.
-: Melhorar a capacidade física.

Por fim, não me vou avaliar, mas considero que fiz um bom torneio. Apesar disso, considero que joguei melhor no ano passado.
Felizmente tive bastante ajuda a defender, e isso permitiu camuflar algumas das fragilidades que tive.
Mas gostaria de realçar uma situação, ninguém tem noção a dificuldade que tive no 3º jogo, onde joguei com bastantes dores. Apesar disso, dei o máximo.

Abraço

lgameiro disse...

Mais um fantastico comentario.. E mais uma vez brigado pela parte k me toca :D Kom tanto elogio, dps keixem-se k sou convencido :P

Eu era gaijo pra participar nalguns torneios de futsal agora em Junho e Julho, sinto-me em forma e a praticar bom futsal :D

Abraços malta